Desvendado os segredos do Nagios !!!



Qual  a utilidade do NAGIOS?

Muita gente já ouviu falar, algumas pessoas já leram a respeito e outras até o viram, mas o que é de fato o Nagios?



O Nagios é uma espécie de tônico capilar que evita cabelos brancos e calvície de equipes que cuidam de datacenters. Adicionalmente serve também como anti-depressivo e estimulante, afinal sem um bom software de monitoração é impossível se sentir estimulado para adicionar novos hosts na rede (serão novos problemas).

Saber como está a saúde de hosts e serviços da rede faz bem para a saúde do administrador de sistemas e é algo fundamental também para a saúde da empresa como um todo.

Hoje vivemos num mundo globalizado, onde tanto se fala de virtualização, computação em nuvem, e serviços multiplataforma presentes em todos os lugares. É um mundo que precisa muito de monitoração e cuidados de administradores de sistemas competentes para manter toda essa malha computacional funcionando a todo vapor.
Originalmente o Nagios foi desenvolvido para trabalhar com redes de computadores, ele tem o objetivo de procurar problemas e informar sobre a existência deles. Hoje em dia como veremos é possível adaptar o Nagios para uma infinidade de aplicações...
Por que o Nagios assusta os administradores de rede ?
Quando o Nagios surgiu no mercado era muito complexo, lembro que na versão 0.9, para configurar o administrador de rede tinha que ser basicamente um analista de sistemas voltado para programação.
Os arquivos são baseados na linguagem de programação C e tinhamos que descobrir como eram as sintaxes nos arquivos .cfg.
Com o passar do tempo a equipe de desenvolvimento se preocupou em divulgar as templates nos arquivos de configuração. Hoje, no Nagios Core está mais fácil, porém, para os
iniciantes pode ser muito complexo.